segunda-feira, 2 de abril de 2012

A Poesia é para Comer nas livrarias do Brasil

 Reproduzindo op texto do blog de Cesar Giobbi sobre este esplendido livro. Havia perdido a minha nota (do recorte do jornal o Globo daquele dia):

A editora Babel anuncia o lançamento do livro A Poesia é para Comer – Iguarias para o Corpo e para o Espírito (264 págs.), da escritora portuguesa Ana Vidal. O livro reúne receitas de chefs, como Claude Troisgros, Roberta Dudbrack, Alex Atala e Carla Pernambuco, ilustradas por obras de importantes artistas plásticos, como Portinari, Amilcar de Castro, Vik Muniz, Tomie Ohtake e Ligia Clark, e permeada por textos de poetas de países de língua portuguesa, como Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa e Ferreira Gullar.

Os poemas escolhidos têm pelo menos uma referência culinária que deram origem a uma receita elaborada por um dos 49 chefs que participam do livro. O critério para a seleção dos artistas plásticos, cujas obras ilustram as receitas, foi o mesmo que para os poetas e chefs: os países de língua portuguesa como nacionalidade.

A Poesia é Para Comer está dividido em seis capítulos, cada qual com sua especialidade. No primeiro, Prelúdios Inspirados, estão as entradas. No Boas Companhias, são apresentados os acompanhamentos; Presentes do Mar,  são os peixes. Prazeres da Carne mistura doces e salgados que fazem bem à alma; em Finais Felizes, estão as sobremesas e em Nectares dos Deuses, as bebibas. Em seu texto de apresentação, José Avilez diz que o livro é um “encontro emocionante de palavras, texturas e sabores”.