sábado, 25 de julho de 2015

Dicionários estuda inclusão de termos para transexuais

O Dicionário Oxford de Inglês está considerando adicionar o pronome de tratamento Mx ao lado de Mr, Mrs ou Miss (senhor, senhora e senhorita). A nova abreviatura seria utilizada para representar transexuais e pessoas que não desejam identificar seu sexo. Para o autor assistente da publicação, Jonathan Dent, a mudança seria um exemplo de como o idioma inglês se adapta às necessidades das pessoas.

O mesmo acontece com o dicionário oficial da língua sueca introduzirá um pronome para se referir a um gênero neutro a partir de abril. Atualmente, o termo “han” se refere a “ele” e “hon” se refere a “ela” mas a Academia de Letras Sueca anunciou que mês que existirá o “hen”.


No Brasil, os defensores de causas ligadas aos gêneros pregam a igualdade também na gramática brasileira no emprego da letra “x” ou “e” em palavras que flexionam, tornando engenheiro ou engenheira em engenheirx ou engenheire.

A ideia sueca, que possui variações em todo mundo, é usar o pronome sem revelar o sexo para que ele permaneça desconhecido ou por se tratar de uma transexual e até por considerar que não é necessário ter conhecimento se é um homem ou uma mulher que fez a ação.

A palavra “hen” não é nova na Suécia. Ela foi criada em 1960 mas não chegou a ser usada frequentemente ou adicionada no dicionário.

Somente nos anos 2000, quando uma pequena comunidade transgênero passou a utilizá-la, é que o termo ganhou adesão ano após ano. Atualmente, pode ser encontrado em textos oficiais, decisões judiciais, jornais, livros e não se resume, somente, a uma questão feminista.


A nova edição do dicionário com o novo termo chegou as bibliotecas no dia 15 de abril.


domingo, 19 de julho de 2015

As quatro palavras mais longas por idioma

A vencedora desta curiosa lista é a lingua alemã, cuja maior palavra tem nada menos que 63 letras.

Rindfleischetickttierrungsüberwarchungsaufgabenübertragungsgesetz é a palavra mais longa em alemão, com 63 letras, segundo o Guinness Book of Records, que quer dizer "lei que delega monitoramento de etiquetação da carne". No idioma, entretanto, os múmeros abaixo de um milhão também formam palavras enormes.

Antisconstitucionalissimamente, com 29 letras, é a palavra mais comprida na língua portuguesa, significando "que infringe em demasia a Constituição". Mas a palavra técnica mais longa é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticozinhos, com 52 letras que indica vítimas de uma doença.

Em inglês a palavra comum mais extensa é antidisestablismentarianism, com 28 letras. Refere-se a um movimento político do século XIX a favor da igreja da Inglaterra. Mas no idioma, o nome científico da proteína conhecida como "titin" tem nada menos que 189.819 letras.

A palavra mais comprida em francês é anticonstitutionnellement (anticonstitucionalmente) com 25 letras. E a mesma proteína "titin" do inglês tem na língua de Voltaire o título de palavra científica mais longa, com (igualmente) 189.819 letras.

Neste quesito, pelo visto, os franceses não são lá muito originais.

sábado, 18 de julho de 2015

Destaques de Julho'15

A Raposa Preppie volta novidades de leituras para esse mês de julho.

Mylene Mizrahi e Mr. Catra na Livraria da Travessa. 

Mr. Catra no lançamento do livro da antropóloga Mylene Mizrahi, “A estética do funk carioca, criação e conectividade em Mr. Catra” (fonte coluna do Ancelmo Gois em O Globo)

O novo livro de Thássia Naves.

Outra novidade é o livro da blogueira mineira Thássia Naves com seu primeiro livro Look (ed. Arte Ensaio 140 páginas). A publicação sobre moda, beleza e viagens, tudo sob o ponto de vista da autora, que escreveu um título dedicado a mulheres inspiradoras, como a empresária de moda Nathalie Klein.

sábado, 11 de julho de 2015

Migração interna entre editoras da Ediouro

Foi discutido que a Ediouro passará a concentrar os títulos nas editoras Nova Fronteira e Agir, principalmente. Grandes autores como Rubem Fonseca e Mário de Andrade, hoje na Agir, passarão a ser publicados pela Nova Fronteira.

A Agir, por sua vez, priorizará séries destinadas ao grande público como o lançamento mundial de Francisco: O Papa da simplicidade, do historiador espanhol Mario Escobar. Trata-se da biografia do novo Pontíficie, que destaca também seus discursos recentes no Vaticano.