domingo, 27 de janeiro de 2019

Os frades do chocolate

A embalagem do chocolate em pó Nestlé, conhecido popularmente como Chocolate dos Padres (que na verdade é Chocolate Dois Frades), foi inspirada na pintura “Il Piatto Favorito” (O Prato Favorito), do artista italiano Alessandro Sani (1856 – 1927).  Essa história guarda ainda uma revelação surpreendente e muito engraçada – no quadro original, os frades estão preparando um frango, – ou seja, nada a ver com uma degustação de chocolate ou uma panela de brigadeiro, como todo mundo pensa.

Il Piatto Favorito (reprodução)

A princípio, a pintura foi escolhida para estampar a embalagem do Chocolate Gardano S.A., fábrica brasileira que surgiu em 1921 (também detentora da marca Alpino). Em 1957, a Gardano foi comprada pela suíça Nestlé, que, na década de 90 registrou a marca ‘Dos Padres’.

Anúncio da Nestlé com a marca Dos Padres.

Em 1995, a companhia conseguiu comprar o quadro original, que hoje se encontra exposto no Centro de Memória, na sede da Nestlé.  Enfim, nem estes frades retratados no século 19, em Florença, e muito menos o pintor Alessandro Sani imaginaram que sua representação atravessaria séculos para se transformar em chocolate em pó.

domingo, 13 de janeiro de 2019

A origem da Anima Christi

Anima Christi: uma oração dificilmente superável

Esta famosa oração apareceu na primeira metade do século XIV e foi enriquecida com indulgências pelo Papa João XXII em 1330. Muito embora não se tenha certeza sobre a autoria, tal vez seja do próprio João XXII.

Entretanto, é geralmente atribuída a Santo Inácio de Loyola (1491-1556, muito posteior) pois o grande santo colocava-a sempre no início de seus “Exercícios Espirituais” e referia-se com freqüência a ela.

O texto mais antigo foi achado no British Museum de Londres datado de 1370. Em Avignon, França, conserva-se um livo de orações do Cardeal Pedro de Luxemburgo falecido em 1387. Nele encontra-se o Anima Christi na forma que o rezamos hoje.

Latim:

Anima Christi, sanctifica me.
Corpus Christi, salve me.
Sanguis Christi, inebria me.
Aqua lateris Christi, lava me.
Passio Christi, conforta me.
O bone Iesu, exaudi me.
Intra tua vulnera absconde me.
Ne permittas me separari a te.
Ab hoste maligno defende me.
In hora mortis meae voca me.
Et iube me venire ad te,
ut cum Sanctis tuis laudem te
in saecula saeculorum.
Amen


Português:

Alma de Cristo, santifica-me
Corpo de Cristo, salva-me
Sangue de Cristo, extasia-me
Água que vem de Cristo, lava-me
Paixão de Cristo, conforta-me
Ó bom Jesus, escuta-me
Entre tuas feridas, esconde-me
Não permitas que me separe de ti
E dos exércitos do maligno, defende-me
E na hora da Morte, chama-me
E deixa-me ir a ti
e com teus santos, te louvar
Pelos séculos dos séculos
Amém


Esta oração era tão famosa no tempo de Santo Inácio que o santo a citava como sendo conhecida por todos. Cfr. verbete ANIMA CHRISTI, na Enciclopedia Católica (em inglês). Ouça a música e leia mais no link descrito.

sábado, 12 de janeiro de 2019

Haicais

Haicai é um pequeno poema japonês composto de três versos que se resumem uma impressão, um conceito, um sentimento, etc. Não há preocupação com a rima e não se sabe como surgiu. Tornou-se popular no Japão, no século XVII.

Millôr Fernandes é autor de muitos deles. Entre seus haicais, destacamos este:

Nem grilo, grito ou galope;
No silêncio imenso
Uma rã mergulha - plóóp!

Outro exemplo são os haicais de Carlos Drummond de Andrade.

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser 'gauche' na vida.



domingo, 6 de janeiro de 2019

Homenagem à Castelão


O 7 de xaneiro do 1950, Castelao, pai do nacionalismo galego, falecía no hospital do centro Galego de Bos Aires. A censura española prohibiu a súa obra durante décadas #7xaneiroCastelao