terça-feira, 29 de março de 2022

Biografias de don Isaac Abravanel

Esse livro só existe em inglês.
Don Isaac Abravanel (1437-1508) foi um dos grandes inventores da modernidade judaica. Um comerciante, banqueiro e financista da corte, um estudioso versado em escritos judaicos e cristãos, um pregador e exegeta, um ator político proeminente em comitivas reais e comunidades judaicas, Abravanel foi um dos maiores líderes e pensadores do judaísmo ibérico no rescaldo da expulsão de 1492. Este livro, a primeira nova biografia intelectual de Abravanel em vinte anos, descreve sua vida em três ambientes culturais - Portugal, Castela e Itália pós-expulsão - e analisa suas principais realizações literárias em cada período. Abravanel era um tradicionalista com ideias inovadoras, um homem com um pé na Idade Média e outro no Renascimento. Estudioso erudito, autor de uma obra exegética monumental que ainda hoje se estuda, e ávido colecionador de livros, foi uma figura de transição, definida por uma época de contradições. No entanto, são essas mesmas contradições que o tornam uma personalidade tão importante para a compreensão do alvorecer da modernidade judaica.

A origem aristocrática de Silvio Santos

Você sabia que Sílvio Santos é o nome artístico de Senor Abravanel, filho de um casal de imigrantes sefarditas otomanos. A família Abravanel é um dos mais antigos e destacados clãs judeus e já constava como uma das famílias mais importantes da Península Ibérica desde a Baixa Idade Média.

Sílvio Santos é decaneto de Isaac Abravanel — o mais célebre patriarca da família, que alegava descender do bíblico Rei Davi. Estadista e fnancista, Isaac prestou serviços à coroa portuguesa e ajudou a financiar as Grandes Navegações e a colonização das Américas.

Placa em homenagem a Isaac Abravanel

Perseguidos após a promulgação do Decreto de Alhambra, os Abravanel se espalharam pelo mundo, mas o peso da origem nobre do sobrenome os acompanharia. Em Tessalônica, o sobrenome virou parte um adágio ladino indicativo de status: "basta dizer que meu nome é Abravanel".

Sílvio Santos, entretanto, julgaria mais prudente escamotear a origem aristocrática da família sob um nome artístico popular - estratégia condizente com o mito do "self-made man", o homem humilde que perseverou e enriqueceu através do trabalho.

domingo, 20 de março de 2022

Conheçamos o nosso Cabo Bojador e atravessá-lo-emos

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena. 
Quem quer passar além do Bojador* 
Tem que passar além da dor. 
Deus ao mar o perigo e o abismo deu, 
Mas nele é que espelhou o céu. 

Fernando Pessoa

Conheçamos então e nosso mar bojador para atravessa-lo.