domingo, 14 de fevereiro de 2010

Errare humanum est

Em seu "A Descoberta da Terra", Júlio Verne, escreve que "a 9 de março de 1500, uma frota de treze navios deixava o Restelo, debaixo das ordens de Pedro Álvares Cabral. Contava como voluntário Luís de Camões, que devia ilustrar, no seu poema Os Lusíadas, o valor e o espírito aventuroso dos seus compatriotas."

De verdade, Camões nasceu em 1524, e sendo assim, impossível ter participado da descoberta do Brasil. Isso demonstra que os clássicos também erram. Embora muitas vezes nos deixemos nos levar a nossa imaginação e viajamos impelidos pelo sabor da leitura, pelo fascinio que ela nos proporciona. E pelo sabor de como é bom ter livros que possam nos distrair em nossas horas de ócio nesse mundo inquietante.

 
Viagem à Lua, de Júlio Verne
Júlio Verne foi um dos maiores escritores franceses neste século XIX, antecipou em seus livros coisas que seriam feitas muitos anos depois como viagens no espaço. Além dele destaco Georges Méliès que produziu Viagem à Lua (Le voyage dans la Lune) influenciado pelo livro homonimo de Júlio Verne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário