domingo, 23 de janeiro de 2011

Clarice Lispector - A hora da estrela

Há alguns dias, quando estava no horário de almoço, sai da unidade dos correios da rua 1º de Março, de onde estava emprestado, e fui caminhar até a livraria que fica no Paço Imperial. Não resisti quando entrei lá e vi um pedaço de cartoom azul onde estava empilhados os livros de Clarice Lispector e peguei um deles para mim (era amostra gratis) e li.

O texto faz um resumo da vida da escritora e aproveito para transcrever para vocês, aqui no blog "A Raposa Preppie":

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, pequena cidade da Ucrânia, e chegou ao Brasil aos dois meses de idade, naturalizando-se brasileira posteriormente. Criou-se no Rio de Janeiro, onde se formou em Direito, trabalhou como jornalista e iniciou sua carreira literária. Escreveu dezoito livros, além de cinco para o público infantil. A hora da estrela, último romance de Clarice, foi editado pouco antes da morte da autora, em dezembro de 1977,no Rio de Janeiro.

Toda a obra de Clarice Lispector
 é editada pela Rocco

sábado, 15 de janeiro de 2011

Editora retira a palavra 'nigger' de obras de Twain

Texto original de O Globo:

O revisionismo politicamente correto acaba de atingir um dos mais populares autores da História da literatura americana. Lançados em 1876 e 1885, respectivamente As Aventuras de Tom Sawyer e As Aventuras de Huckleberry Finn, ambos escritos por Mark Twain, ganharão novas edições em que a palavra em inglês nigger (um termo pejorativo para se referir a negros) será substituida por "escravo", a fim de não ofender os leitores.

Segundo o professor Alan Gribben, que está organizando as novas publicações para a editora NewSouth Books, a palavra nigger aparece 219 vezes em Huckleberry Finn e quatro em Tom Sawyer. Os romances serão lançados em fevereiro, mas já geram controvérsia nos EUA. Apesar de muitas escolas americanas não adotarem os livros de Twain por conta do termo, especialistas dizem que as mudanças não refletem o tempo em que o autor escreveu sua obra.