sábado, 15 de janeiro de 2011

Editora retira a palavra 'nigger' de obras de Twain

Texto original de O Globo:

O revisionismo politicamente correto acaba de atingir um dos mais populares autores da História da literatura americana. Lançados em 1876 e 1885, respectivamente As Aventuras de Tom Sawyer e As Aventuras de Huckleberry Finn, ambos escritos por Mark Twain, ganharão novas edições em que a palavra em inglês nigger (um termo pejorativo para se referir a negros) será substituida por "escravo", a fim de não ofender os leitores.

Segundo o professor Alan Gribben, que está organizando as novas publicações para a editora NewSouth Books, a palavra nigger aparece 219 vezes em Huckleberry Finn e quatro em Tom Sawyer. Os romances serão lançados em fevereiro, mas já geram controvérsia nos EUA. Apesar de muitas escolas americanas não adotarem os livros de Twain por conta do termo, especialistas dizem que as mudanças não refletem o tempo em que o autor escreveu sua obra.

Um comentário:

  1. Bem, assim retorno as atividades deste humilde blog após minha ausência nestes 6 meses. O texto apresentado de O Globo demonstra como uma obra original pode ser pela ação do tempo, de editores e outros fatores, como política e puritanismo, ser adulterada e perdendo a sua originalidade no momento em que foi escrito. Bom, reflitam sobre isso.

    ResponderExcluir