Além de escritor,
Fernando Pessoa (1888-1935) foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista,, comentador político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário, ao mesmo tempo tempo que produzia a sua obra literária em verso e prosa. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterônimos, objetode grande parte dos estudos sobre a sua vida e obra. Em suma, Fernando Pessoa foi muitos.
"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagero ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes."
Ricardo Reis (Fernando Pessoa)
Foi oferecida no mês de outubro do ano passado uma viagem com o objetivo de percorrer onde o poeta que se tornou referência maior na literatura portuguesa de todos os tempos, onde sua obra é influenciada pela cidade onde viveu, Lisboa, e pela história e cultura de seu país. Além da visita aos lugares que compuseram o cotidiano de Fernando Pessoa em Lisboa, também Faro, onde teria nascido o seu heterônimio mais cultuado, Álvaro de Campos.
A viagem foi incluida por um curso de cinco aulas sobre a vida de Fernando Pessoa ministrada pela psicanalista, poeta e coordenadora do programa Cidades Literárias, Daisy Justus. Além da visita de monumentos ou atrações como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, Museu dos Coches, a Catedral de Évora e da Capela dos Ossos.