segunda-feira, 26 de março de 2018

O maior livro do mundo

Um livro que pesa 7,53 toneladas e tem 41.266 páginas de 2,10 metros de comprimento por 1,40 metro de largura? Este é o 'peso' da legislação tributária do Brasil. Leiam essa reportagem do Estadão de 2014 reproduzida n'A Raposa Preppie.
 
Advogado levou 23 anos para compor o livro.

Depois de 23 anos de trabalho, um livro que reúne as legislações tributárias federais, estaduais e de quase 5 mil municípios brasileiros será lançado terça-feira na Câmara dos Deputados. O detalhe é que o único exemplar da obra precisará de uma carreta para ser levado de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde foi impresso, até Brasília.

Isso porque, para reunir todo esse volume de leis, o livro chegou a 7,53 toneladas distribuídas em 41.266 páginas de 2,10 metros de comprimento por 1,40 metro de largura cada, em um total de 124 metros quadrados de impressão. "E não tem toda a legislação brasileira porque 600 municípios não disponibilizam as leis em meio eletrônico e o sistema de buscas manual é muito demorado e dispendioso", diz o advogado tributarista Vinicios Leoncio, autor da obra.

E a legislação reunida no volume está atualizada apenas até 2007 porque, de acordo com Leoncio, no Brasil são editadas em média 35 novas leis tributárias por dia. "Se fosse atualizar, não acabaria nunca", salientou o advogado, que gastou cerca de R$ 1 milhão em pesquisas e na criação de um miniparque gráfico exclusivamente para a obra.

Para reunir as mais de 4,3 milhões de normas tributárias federais, dos Estados e do Distrito Federal e de cerca de 4.970 municípios, o advogado gastou aproximadamente 16 anos em pesquisas e outros sete apenas na impressão, que precisou ser feita em um equipamento adaptado especialmente para o trabalho. Se fossem colocadas lado a lado, as páginas ocupariam uma área de 124 mil metros quadrados, equivalentes a cerca de 30 campos de futebol.

A escolha do local para lançamento não foi aleatória. "A vitrine ideal para isso (lançamento) é o Congresso Nacional porque é ali que tem de mudar. O livro vai dar um choque de realidade no Congresso e na sociedade", avaliou o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), que, ao tomar conhecimento do trabalho de Leoncio, atuou para criar a Frente Parlamentar da Desburocratização, que hoje coordena e tem 182 signatários em exercício. Colatto conta que o trabalho consiste principalmente em discutir a questão com setores da sociedade.

Bom isso que é pesquisa, amigos!

sábado, 17 de março de 2018

A morte de um sex symbol pelas ideologias

A nova Lara Croft é parte do fenômeno de "castração feminina" exigido pelas feministas a Square Enix, ou seja, um sex symbol morto. Atualmente parece um homem magro de feições carrancudas, o corpo sempre sujo, com texturas poluídas na paleta de cores, um busto pudico sempre escondido e uma pele grosseira, indelicada, sem decotes e com poucas curvas. Freud falava da "inveja do falo" que permeava o meio feminista e curiosamente, essa mulher masculinizada é o padrão do que a mídia tem vendido atualmente. É de se notar que a antiga Lara, personificada por Angelina Jolie, era uma mulher forte, cuja sensualidade apenas atestava esse atributo.

quinta-feira, 15 de março de 2018

Quando se comemora o dia nacional da poesia?

O dia nacional da poesia era comemorado em 14 de março, no aniversário de Castro Alves.  A partir de 2015, foi sancionada a uma lei, que mudou a data para o aniversário de Carlos Drummond de Andrade em 31 de outubro. Ou seja, agora o dia nacional da poesia é em 31 de outubro.

Poesia de Manuel Bandeira para o Dia Nacional da Poesia.

Entretanto, o dia mundial da poesia é em 21 de março. Criado pela UNESCO, em 1999 (mesmo ano em que o site A Magia da Poesia foi ao ar),  com o objetivo de estimular a produção e celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo.

quinta-feira, 8 de março de 2018

Preciosidades à venda

A bíblia Borso d'Este.
A Bíblia Borso d'Este, como muitas pessoas sabem, é o código miniato italiano mais famoso. A Bíblia foi encomendada pelo Duque Borso para exaltar a magnificência da Casa d'Este e foi construída em Ferrara entre 1455 e 1461 por Taddeo Crivelli e Franco dei Russi, com a colaboração de outros miniaturistas de Ferrarese. É composto de 606 folhas iluminadas, recto e verso, coletadas em dois volumes preciosos, e usa, naqueles tempos, uma linguagem moderna, que incorpora todas as inovações que já se manifestaram no renascimento da Toscana e na pintura flamenga. A riqueza dos frisos e as inúmeras miniaturas de elegância refinada, acompanhadas por empresas e emblemas do Estensi, tornam a obra-prima incomparável.

A Bíblia Borso chega a Modena em 1598, quando o tribunal de Estense mudou-se de Ferrara, após a devolução do último ao Papado. A Bíblia Borso, vol. Eu cc 153v - 154r Modena, Biblioteca Estense, a Bíblia Borso em seu caso de cristal. Nos lados, bustos de Borso d'Este e Giovanni Treccani. A ligação de 1962 da Bíblia Borso Permaneceu o patrimônio dos senhores de Este e compartilhou os acontecimentos nos três séculos seguintes, até o último dono, a princesa Zita de Habsburgo, colocá-lo à venda em um antiquário parisiense.

À venda uma obra que poderia estar num museu.

domingo, 4 de março de 2018

Conservadorismo e controvérsias

O Recrutinha, edição de setembro de 2013.
Esse blog tem acompanhado a última polêmica entre as forças armadas que integram a atual intervenção no Rio de Janeiro e políticos de esquerda que, visto desse modo, não gostaram de ter sua imagem usada e difundida durante a distribuição de revistas numa operação das forças de intervenção em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.

A edição em questão (“Perigo à vista, chame o Exército”) foi produzida em 2013 para celebrar o Dia do Exército Brasileiro, 19 de abril. Nos quadrinhos, há uma certa “obsessão” pela cor vermelha. Os monstros que ameaçam a paz do país e perturbam o sono da criança loirinha são vermelhos e o perigo segue grafado na cor vermelha.

No último fim de semana, durante uma operação conjunta com a polícia militar carioca, os militares  distribuíram para crianças a revistinha Recrutinha, editado pelo Exército. Na história, um menino pede ajuda ao exército para prender monstros armados de outro planeta, no que parece um enredo de ficção científica.


Exército a mando do governo entregando revistinhas na intervenção no Rio de Janeiro, entitulado “Recrutinha”, com dois soldados protegendo uma criança “branca” de um monstro “vermelho”.
Quem é que está doutrinando mesmo?! Impressionante! Perderam o bom senso.
 Gleisi Hoffmann postou nas redes sociais

Entretanto, a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, denunciou neste fim de semana a doutrinação do Exército com a distribuição de revistinhas contra o “perigo vermelho” na intervenção no Rio de Janeiro. Pois bem, o gibi que protege “brancos” contra os “monstros vermelhos” é uma publicação de setembro de 2013 pela CCOMSEx (Secretaria de Comunicação do Exército). Na época, o site Opera Mundi, do jornalista Breno Altmann, anotou que história do “Recrutinha” era digno de “um gibi americano no auge da Guerra Fria”. Ou seja, o Exército continua com a mesma mentalidade de outrora.

Exército distribui gibi contra perigo vermelho no Rio de Janeiro.

“Qualquer semelhança com a propaganda anticomunista produzida para semear a paranoia entre as crianças norte-americanas é mera coincidência”, alertava o Opera Mundi ao publicar um vídeo com propaganda anticomunista dedicada às crianças dos EUA.

Outras publicações polêmicas incluem a revista Coronel Telhada, escrita baseada em experiências de um policial reformado também criticada.
s militares também distribuíram para crianças a revista em quadrinhos "Recrutinha", produzida pelo Exército. Na história, um menino pede ajuda ao Exército para prender monstros armados, de outro planeta, e salvar a vizinhança. A e... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/03/02/helicoptero-lanca-panfletos-de-propaganda-das-forcas-armadas-em-favela-do-rio.htm?cmpid=copiaecola
s militares também distribuíram para crianças a revista em quadrinhos "Recrutinha", produzida pelo Exército. Na história, um menino pede ajuda ao Exército para prender monstros armados, de outro planeta, e salvar a vizinhança. A e... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/03/02/helicoptero-lanca-panfletos-de-propaganda-das-forcas-armadas-em-favela-do-rio.htm?cmpid=copiaecola

Novidades para aprender inglês

Uma das novidades que pode presentear aquele amigo ou parente que cursa algum cursinho de inglês são livros lúdicos e divertidos que possam não só manter entretidos como melhorar o aprendizado da língua. Uma das opções é o The New York Times Monday through Friday (por Will Shortz) com palavras cruzadas e quebra-cabeças.
E Go Fun! Slylock Fox Mystery Puzzles (por Bob Weber) com jogos típicos aos que fazíamos nas edições dominicais do Globinho na década de 80.