domingo, 28 de julho de 2019

O Zé Povinho

Há mais de 144 anos, exatamente num 13 de junho, os leitores de "A Lanterna Mágica" deparavam-se com uma nova personagem nas páginas do seu jornal: o Zé Povinho, famoso personagem português!

O nosso querido Zé, nasceu em pleno Santo António, e logo a ser "intimado" por um miúdo a dar um tostãozinho p'ra cera do Santo. Mas repare bem no miúdo: ele é, de facto, o Ministro da Fazenda (Finanças), António Serpa Pimentel, e o Santo é António... Maria Fontes Pereira de Melo, o Presidente do Conselho de Ministros (Primeiro Ministro). E, já agora, repare também no Menino Jesus, que é o Rei D. Luís. A observar a cena está o chefe da polícia, de chiciote em riste, pronto a intervir no caso de o Zé não querer dar a moedinha.

Estava assim definido o papel deste Zé Povinho (povo português): dar os seus tostõezinhos para santos que, às vezes, não são bem o que parecem...


Charge de estreia do Zé Povinho em 13 de junho de 1874

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Estudos sobre o Cancervadorismo brasileiro

O Novo Conservadorismo brasileiro

Aos amigos do blog A Raposa Preppie, hoje entrou em pré-venda o livro de Marina Basso Lacerda, "O Novo Conservadorismo Brasileiro: de Reagan a Bolsonaro", publicado pela Editora Zouk, de Porto Alegre, com prefácio da professora da UnB Flávia Biroli, referência na ciência política brasileira. 
O livro trata do paralelo entre a ascensão do neoconservadorismo nos Estados Unidos no fim da década de 1970 e o surgimento do novo conservadorismo no Brasil a partir de meados de 2015 – que culmina com a eleição de Bolsonaro. Neoconservadorismo se refere originalmente à coalizão contrária às políticas de bem-estar social e ao avanço de feministas e de LGBTs, que reuniu parcela majoritária do evangelismo, elementos da direita secular do Partido Republicano e intelectuais para a eleição de Ronald Reagan em 1980. 
O neoconservadorismo – fundado na tríade militarismo, absolutismo do livre mercado e família tradicional – forneceu o berço ideológico que viabilizou o neoliberalismo no mundo, no laboratório chileno de Pinochet, com os Chicago boys. O argumento de que a retomada da ortodoxia econômica entre nós é possibilitada com o resgate do mesmo ideário, expresso no combate à “ideologia de gênero”, na Escola Sem Partido, no Estatuto da Família, no fim do Estatuto do Desarmamento, no estabelecimento de teto de gastos públicos com a preservação de juros, na proposta de mudança da embaixada para Jerusalém e na crítica ao “marxismo cultural globalista”.



Segue o link para compra: http://www.editorazouk.com.br/pd-6892e4-novo-conservadorismo-brasileiro-de-reagan-a-bolsonaro.html

domingo, 21 de julho de 2019

Histórias da evolução humana

Em 1922, cientistas da Universidade de Toronto, Canadá, foram para uma enfermaria de hospital com crianças diabéticas, a maioria delas em coma e morrendo de cetoacidose (alto nível de glicose no sangue). A sala estava cheia de pais sentados à beira do leito esperando a morte inevitável de seus filhos. A diabetes era combatida apenas através de uma rigorosa dieta que acabava levando os pacientes à subnutrição crônica.

Os cientistas foram de cama em cama e injetaram nas crianças o novo extrato purificado - insulina. Quando eles aplicavam na última criança em coma, a primeira criança injetada começou a despertar. Então, uma por uma, todas as crianças acordaram de seus comas diabéticos. Uma sala de morte e tristeza, tornou-se um lugar de alegria e esperança. Obrigado Dr. Frederick Banting e Dr. Charles Best, descobridores da insulina o que lhes rendeu o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia.

Lembrem-se, isso é o que o bolsonazismo ataca.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Pontos históricos

O Caminho da Bica, atual Rua Riachuelo, foi aberto em 1567 para ligar o Morro do Castelo à São Cristóvão. Mas o caminho era tão tortuoso e cheio de barrancos e atoleiros, que acabava se tornando um sacrifício para os tropeiros e animais que passavam por ela. Por isso, passou a ser chamado de Caminho de Mata-Cavalos.

O atual nome surgiu em 1865, para homenagear a vitória do Brasil sobre o Paraguai na batalha do Riachuelo. Se tornando uma área nobre da cidade, a Rua Riachuelo foi mencionada em diversas obras de Machado de Assis, como Dom Casmurro,e foi residência de Benjamim Constant, Andrade Figueira, General Osório, Visconde de São Lourenço e Francisco Alves.


Tem como pontos de interesse o Clube dos Democráticos, Capela do Menino Deus, Chafariz do Lagarto e Chafariz do Catumbi, Quartel da Polícia, Casa do General Osório.

domingo, 14 de julho de 2019

As obras dos papas Bentos

* Bento X: não foi propriamente um papa, mas um antipapa do grupo Tusculano em 1058 e 1059, nomeado por meio de corrupção e violência sendo deposto pelo novo papa, Nicolau II
* Bento XI: nasceu em 1240 e era dominicano sendo eleito 1303 após a morte de seu antecessor, vítima de violência a mando de Felipe o Belo, rei da França. Morreu 8 mess depois com suspeitas de que foi envenenado.
* Bento XII: o único dos papas Bentos não italiano, nascendo na França e foi papa durante o papado em Avinhão. Doutor em teologia, foi um dos papas mais produtivos que entre seus escritos promulgou a bula Benedictus Deus, na que fixou na doutrina católica sobre a visão beatífica, segundo a qual os falecidos na graça de Deus gozam da sua visão até o juízo final.
* Bento XIII: nasceu em 1649 e era de família nobre sendo designado cardeal com apenas 23 anos pelo papa Clemente X, seu parente. Eleito para chefiar a Igreja Católica em 1724, morreu em 1730.
* Bento XIV: nasceu em 1675 e tornou-se doutor em teologia e lei canônica com apenas 19 anos se tornando um dos homens mais eruditos de seu tempo anos depois. Foi papa de 1740 a 1758 e enquanto papa, Bento XIV teve uma vida activa e promulgou diversas reformas religiosas, como a diminuição das festas da Igreja, a revisão do Martirológio Romano e uma compilação de bulas papais. Publicou, entre outras, a encíclica Annus qui hunc, o maior texto eclesiástico da história da Igreja sobre música sacra no período anterior ao século XX.

domingo, 7 de julho de 2019

Aforismos de julho

A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa tudo e sabe tudo que deve e que pode ser feito.
Isaac Newton
A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca-se na retaguarda para ver.
Bertrand Russell

“Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela.”
Nicolau Maquiavel