sábado, 23 de outubro de 2021

O inimigo invisível

Trecho destacado de "Os Sertões"

Dá pra ver que a sanha de nossos militares em criar inimigos invisíveis é uma tradição antiga. Abaixo, trecho de "Os Sertões", onde é narrado a Guerra de Canudos. A motivação era defender a República contra os monarquistas, que na verdade eram apenas gente pobre e faminta. (texto retirado no twitter).

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Machado de Assis e a Igreja do Diabo

Em 1884, Machado de Assis (Machadão, para os mais íntimos) escreveu o conto “A Igreja do Diabo”. A história tem mais de um século, mas mesmo assim as semelhanças com o que vivemos atualmente no Brasil de Bolsonaro é gritante… Quem conta os detalhes é o pessoal do Medo e Delírio em Brasília, em mais um episódio da parceria com o Intercept Brasil. (texto do Intercept Br no youtube)

A Igreja do Diabo é um conto do livro Histórias sem Data de Machado de Assis. "No conto, Diabo decide fundar sua própria religião, em que as pessoas seriam livres para praticar impiedades. Todavia a tendência humana à contradição leva seus adeptos a praticarem o bem".

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Puta vida

"A vida é filha da Puta, a Puta é filha da vida. Eu nunca vi tantos filhos da Puta, na Puta da minha vida".

Bocage

sábado, 9 de outubro de 2021

Citações do Cardeal Richelieu


"Traição em política é uma questão de tempo".

"A experiência mostra que, prevendo com bastante antecedência os passos a serem dados, é possível agir rapidamente na hora de executá-los".

“Muitos dos homens que se poderiam salvar como particulares condenam-se como homens públicos.”

“Para agir corretamente no governo, é preciso ouvir muito e falar pouco.”

"Os grandes braseiros brotam das pequenas faíscas."

Cardeal Richelieu

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Curiosidades do Cardeal de Richelieu

Já parou pra pensar por que as facas de mesa são quase cegas e sem ponta? Dizem que o cardeal Richelieu ficou tão escandalizado de ver os convivas palitando os dentes com as facas de mesa que ele desceu na cozinha no dia seguinte e mandou tirar a ponta de todas elas.

Essa e outras deliciosas histórias da cozinha e de seus componentes por Bee Wilson, premiada jornalista de culinária estão no livro "Pense no Garfo".

Carta de pedido de compra do cardeal.


Por outro lado, aí está o Cardeal Richelieu, talvez melhor conhecido como o vilão dos Três Mosqueteiros, comprando açúcar e tabaco da Bahia em 31/08/1640. Sim, ieeso está num estudo de Thiago Krause, num registro em La Rochelle de 1640 de venda de açúcar, pau-brasil, tabaco vindo da Bahia num navio de um capitão genovês em nome do Cardeal Richelieu.

Carta de denuncia do embaixador espanhol.


O cardeal gostou tanto do açúcar e tabaco baianos que no ano seguinte (1641) fez os embaixadores franceses em Lisboa inventarem uma história mirabolante para conseguir licença para um capitão francês ir a Salvador fazer comércio - para indignação do castelhano que denunciou.