Já parou pra pensar por que as facas de mesa são quase cegas e sem ponta? Dizem que o cardeal Richelieu ficou tão escandalizado de ver os convivas palitando os dentes com as facas de mesa que ele desceu na cozinha no dia seguinte e mandou tirar a ponta de todas elas.
Essa e outras deliciosas histórias da cozinha e de seus componentes por Bee Wilson, premiada jornalista de culinária estão no livro "Pense no Garfo".
 |
Carta de pedido de compra do cardeal. |
Por outro lado, aí está o Cardeal Richelieu, talvez melhor conhecido como o vilão dos Três Mosqueteiros, comprando açúcar e tabaco da Bahia em 31/08/1640. Sim, ieeso está num estudo de Thiago Krause, num registro em La Rochelle de 1640 de venda de açúcar, pau-brasil, tabaco vindo da Bahia num navio de um capitão genovês em nome do Cardeal Richelieu.
 |
Carta de denuncia do embaixador espanhol. |
O cardeal gostou tanto do açúcar e tabaco baianos que no ano seguinte (1641) fez os embaixadores franceses em Lisboa inventarem uma história mirabolante para conseguir licença para um capitão francês ir a Salvador fazer comércio - para indignação do castelhano que denunciou.