quarta-feira, 20 de julho de 2022

A tabuada da bruxa

A tabuada da Bruxa, por Wolf Erlbruch.


Para acompanhar o intrigante texto de j. W. Goethe, W. Erlbruch criou um universo mágico e enigmático por meio de imagens. Em sua obra-prima - o texto Fausto, uma tragédia -, o autor alemão Johann Wolfgang von Goethe propõe uma cena inusitada: em uma cozinha, a bruxa prepara um elixir da juventude para o herói.

E na feitura da poção entoa uma tabuada sem pé nem cabeça, uma forma divertida - e um tanto maluca - de se apresentar os números. Vários especialistas se ocuparam em esclarecer o poemeto, e as tentativas foram em vão. Mas, o próprio autor sugere que a mera tentativa em decifrá-lo acabaria com a magia.

Depois de 150 anos, o ilustrador Wolf Erlbruch - vencedor do prêmio Hans Christian Andersen 2006 - teve uma ideia para lá de original. Contar, à sua maneira, esta tabuada às avessas. Por meio da ilustração, criou para cada verso uma historieta, uma leitura livre e lúdica da obra.




Ao que tudo indica, foi buscar ajuda no chapéu do feiticeiro, e tirou dele um coelho que percorrerá todo o livro em busca do número mágico. Como está descrito no verbete do catálogo White Ravens, "como Fausto, Wolf Erlbruch se deixou inspirar pelo encanto confuso da bruxa, pela arte diabólica de dobrar, pender e transformar um objeto em outro.

Em suas mágicas ilustrações, as crianças podem encontrar personagens inusitados e estranhos lugares, objetos variados e misturados da esquerda para a direita, de cima para baixo, torcidos e transformados em ação e perspectiva". à tradução imagética deste nonsense, alia-se a meticulosa tradução de Jenny Klabin Segall a este clássico da literatura, agora em versão infantil.

domingo, 17 de julho de 2022

Oração para o Jesus das Ruas (O Jesus dos excluídos)

"Porque tive fome, e me destes de comer;
tive sede, e me destes de beber;
era peregrino, e me acolheste;
nu, e me vestistes;
enfermo, e me visitastes;
estiva na prisão e viestes a mim.

Perguntar-lhe-ão os justos:
'Senhor, quando foi que te vimos com fome,
e te demos de comer?
Com sede e te demos de beber?
Quando foi que te vimos peregrino,
e te acolhemos;
nu, e te vestimos?
Quando foi que te vimos enfermo,
ou na prisão, e te fomos visitar?'

Responderá o Rei:
'Em verdade vos declaro: todas as vezes que
fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos,
foi a mim mesmo que o fizestes.'"

Mt 25, 35-40

A estátua (altura 17cm base 13 x 17) é feita de Marmorez, uma mistura de resina e pó de mármore, o que traz durabilidade, leveza, e destaca cada detalhe valorizando o acabamento da imagem. Foi projetado para ambientes internos e externos, onde pode ficar exposto às ações do clima como sol, chuva, vento e ainda assim sua qualidade e beleza estarão preservadas. Lembrando que parte da receita das vendas desta imagem será revertida para a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo. Apoie esta causa e ajude muitas pessoas em situação de vulnerabilidade!

domingo, 10 de julho de 2022

Bom Domingo!

DOMINGO

Todo domingo é assim 
a gente se ama na rua
e o dia parece não ter fim. 

É dia de fazer o que quiser
com limites ao vento
e a vida pro que der e vier. 

Chico Pinto