O livro “Piadas sobre meninas (para os meninos lerem)”, publicado pela V&R Editoras Brasil, foi alvo de críticas de internautas nas redes sociais nesta quarta-feira, que acusam a publicação de misógina e machista. A polêmica surgiu após uma internauta, indignada, divulgar imagens do livro no Facebook. Em 20 horas, o post teve mais de 2.200 compartilhamentos.
Uma das piadas do livro. |
Mais polêmica ainda... |
A editora também publicou uma versão do livro voltado para meninas, “Piadas sobre meninos (para meninas lerem)”, escrito por Lia C. Moffa e publicado em 2009. “Para mim, é tão errado quanto!”, defendeu uma internauta no Facebook. “Os dois livros são um nojo só que não podemos aceitar aqui! (...) só fortalecendo a desigualdade dos sexos e a designação de características falsas sobre cada um”, escreveu outro.
Em nota, a V&R Editoras informou que os livros foram descontinuados em 2010 e não fazem mais parte do catálogo da editora. Desde então, a empresa não publica, distribui, comercializa ou divulga estes títulos. (Jornal Extra, 11/11/2015)
Essa foi a resposta da V&R Editoras sobre o caráter machista do livro "Piadas sobre Meninas", da V&R Editoras, muitas sem saber que existia outro livro da série chamada "Piadas sobre Meninos".
Comunicado no Facebook da editora
Olá, leitores e leitoras!
Nos últimos dias, temos recebido diversas mensagens de leitores questionando sobre a publicação dos livros Piadas sobre Meninas e Piadas sobre Meninos. Esses livros, assim como toda a coleção de Piadas, não fazem mais parte do nosso catálogo e foram descontinuados em 2010.
Há seis anos, a V&R Editoras não publica, distribui, comercializa ou divulga os títulos mencionados acima. Os títulos que ainda estão no mercado serão recolhidos e tirados de circulação.
Estando cientes da qualidade duvidosa do conteúdo, lamentamos sinceramente que esses livros tenham sido publicados no passado. A editora reforça seu compromisso ético de publicar obras que não estimulem qualquer tipo de ação discriminatória.
Por fim, agradecemos aos leitores e leitoras pela troca de ideias, e estamos sempre abertos ao diálogo.
Atenciosamente,
V&R Editoras
O livro em questão. |
Esse
livro já foi tirado de circulação há um tempo. Algumas mulheres que acompanharam a
discussão e também chegaram a compartilhar só depois de trilhões de
comentários, descobriam que o livro em questão era uma edição antiga e estava fora de
circulação. A editora se retratou,
pedindo desculpas e explicando.
Entretanto, esse tipo de ataques feitos todo ano só é realizado por feminazis que insistem em criar polêmicas a coisas sem dar uma justificativa valida. Li o tal livro e nem tem boas piadas, além disso, essa edição é uma tradução do original argentino da mesma editora de Buenos Aires.
Mas a crítica ainda é válida, esse
livro não existe mais, mas o machismo continua aí! Desde em tirinhas
infantis até como motivador de uma grande chacina como a de Campinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário