|
Martinho Lutero |
Foi uma surpresa quando hoje estava na Livraria Cultura no Rio de Janeiro procurando um livros de Tomás de Aquino e seu
Comentário a Tessalonicenses quando encontro um Magnificat publicado por Martinho Lutero. Quando imaginemos que o Magnificat é uma obra
católica editada após o período da excumunhão de seu autor devido a não
retratação de suas 95 Teses atentando contra a doutrina católica. Para
aprofundarmos o assunto, A Raposa Preppie apresenta dois textos da wikipédia abordando o tema de nosso blog:
Martinho Lutero, em alemão: Martin Luther (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.
Por sua vez,
|
O Magnificat de Lutero |
Magnificat (também conhecida como Canção de Maria ou Canto de Maria) é um cântico entoado (ou recitado) frequentemente na liturgia dos serviços eclesiásticos cristãos. O texto do cântico vem diretamente do Evangelho segundo Lucas (Lucas 1:46-55) onde é recitado pela Virgem Maria na ocasião da Visitação de sua prima Isabel. Na narrativa, após Maria saudar Isabel, que está grávida com aquele que será conhecido como João Batista, a criança se mexe dentro do útero de Isabel. Quando esta louva Maria por sua fé, Maria entoa o Magnificat como resposta.
Pensar em Lutero em ter escrito o Magnificat causa maior surpresa ainda quando confrontamos alguns comentários preferidos por ele.