sexta-feira, 17 de março de 2017

Curiosidades da festa de São Patrício

Inúmeras pessoas saem de casa e se reúnem com os amigos nos pubs locais. Todas elas vestem roupas verdes e, logo após tomar uma cerveja e comer alguns pratos típicos, se unem a desfiles pelas cidades ao som da música típica do país. É dia 17 de março na Irlanda, o famoso Saint Patrick’s Day, o Dia de São Patrício.

São Patrício/St Patrick
São Patrício foi um missionário católico que teve sua vida sempre muito ligada à Irlanda, apesar de não ter nascido lá. Segundo alguns historiadores, o jovem Patrício foi sequestrado aos 16 anos por piratas irlandeses (uau!) e vendido como escravo. Mas conseguiu fugir e foi parar em um monastério católico. Após seus estudos, voltou para a Irlanda para evangelizar a população local e lá ficou até sua morte. Tempos depois, São Patrício virou o santo padroeiro da Igreja Católica da Irlanda.


Um dos símbolos mais importantes do Saint Patrick’s Day é o trevo. A planta, que possui três folhas, foi usada por São Patrício para explicar aos irlandeses do século V o que representava a Santíssima Trindade. Por isso, muitas pessoas desenham trevos nos rostos durante as paradas que acontecem na Irlanda e em outros locais do mundo.

A festa se tornou global devido ao grande número de imigrantes irlandeses em outros países, com direito a suas próprias paradas e carros alegóricos, todos comemorando o dia do padroeiro irlandês. Boston e Nova Iorque (EUA) aderem às comemorações desse dia, assim como Curitiba e Rio de Janeiro aqui no Brasil.

A tradicional cerveja verde.
A cerveja (muitas vezes esverdeada através de pigmentos especiais) está sempre presente nas celebrações. No passado, 17 de março também era um dia de comemoração à cerveja, e os irlandeses resolveram juntar as duas festas em uma só. Isso explica o fato de que, por ser feriado, todos os estabelecimentos da Irlanda fecham nos dias 17 de março, menos alguns pubs.

http://blog.culturainglesa-ce.com.br/cultura-2/saint-patricks-day-dia-de-sao-patricio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário