domingo, 14 de julho de 2019

As obras dos papas Bentos

* Bento X: não foi propriamente um papa, mas um antipapa do grupo Tusculano em 1058 e 1059, nomeado por meio de corrupção e violência sendo deposto pelo novo papa, Nicolau II
* Bento XI: nasceu em 1240 e era dominicano sendo eleito 1303 após a morte de seu antecessor, vítima de violência a mando de Felipe o Belo, rei da França. Morreu 8 mess depois com suspeitas de que foi envenenado.
* Bento XII: o único dos papas Bentos não italiano, nascendo na França e foi papa durante o papado em Avinhão. Doutor em teologia, foi um dos papas mais produtivos que entre seus escritos promulgou a bula Benedictus Deus, na que fixou na doutrina católica sobre a visão beatífica, segundo a qual os falecidos na graça de Deus gozam da sua visão até o juízo final.
* Bento XIII: nasceu em 1649 e era de família nobre sendo designado cardeal com apenas 23 anos pelo papa Clemente X, seu parente. Eleito para chefiar a Igreja Católica em 1724, morreu em 1730.
* Bento XIV: nasceu em 1675 e tornou-se doutor em teologia e lei canônica com apenas 19 anos se tornando um dos homens mais eruditos de seu tempo anos depois. Foi papa de 1740 a 1758 e enquanto papa, Bento XIV teve uma vida activa e promulgou diversas reformas religiosas, como a diminuição das festas da Igreja, a revisão do Martirológio Romano e uma compilação de bulas papais. Publicou, entre outras, a encíclica Annus qui hunc, o maior texto eclesiástico da história da Igreja sobre música sacra no período anterior ao século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário