terça-feira, 15 de junho de 2010

Literatura Klingon

Star Trek características warp drives, holodecks e as curas para todas as doenças modernas - e por que um exército de nerds decidiu gastar todo seu tempo pensando sobre uma linguagem inventada. Desde que a "linguagem de ficção" e "literatura clássica" mercados realmente não se sobrepõem, este livro é a prova de que um núcleo pequeno, mas muito rentável de fãs vão comprar absolutamente qualquer coisa ligada à sua obsessão escolhido. Assim que alguém lança edição limitada Borg modelos de barras de urânio empobrecido, que vai resolver o problema dos resíduos nucleares, ganhar muito dinheiro e - após um período de pequena exposição letal - eliminar todos os "Kirk vs. Picard" argumentos.

Mesmo supondo que você receber um traumatismo craniano grave o suficiente para fazer "Shakespeare como retratado por alienígenas poda de cabeça" parece uma boa idéia, porque você sempre escolhe a maldita comédia romântica? De todas as obras de Shakespeare, esta é a que menos benefícios a partir de uma cultura guerreira e uma linguagem que soa como se estivesse engasgada com uma bola de pêlos. Hamlet iria funcionar, e é 20 vezes menor, como seria saltar directamente para a cena final, onde todos matam uns aos outros. Macbeth não seria mais enlouquecido, amaldiçoado e abatidos para sua regicídio:
MhaQ'Beth: Eu acabei de matar o rei!
Klingon população: Impressionante! King MhaQ'Beth Hail!
MhaQ'Beth: w00t!
Ou sobre como Othello, onde as coisas teriam ido muito mais fácil para todos:
I'agHo: Meu senhor, tenho medo de sua esposa é infiel com ...
OKHel'lo: Como você se atreve, você P'tagh imundo! 

Emfim uma obra muito divertida... confiram em: http://www.cracked.com/article_15959_5-books-that-can-actually-make-you-stupider.html

domingo, 4 de abril de 2010

Viajando pelo Rio antigo sob a pena de Machado de Assis

Segue aqui, em A Raposa Preppie, alguns trechos de livros de Machado de Assis em algumas ruas do Rio.

- Parece que vai sair o Santíssimo, disse alguém no ônibus. Ouço mais um sino; é, creio que é em Santo Antônio dos Pobres. Pare, Sr. recebedor . [...]

“De resto, não pude mirá-lo por muito tempo, nem ao agregado, que, paralelamente a mim, erguia a cabeça com o ar de ser o próprio Deus dos exércitos. Com pouco, senti-me cansado; os braços caíam-me, felizmente a casa era perto, na Rua do Senado.” Machado de Assis, trechos de Dom Casmurro.

“A casa em que era hospedado era a do escrivão Meneses, que fora casado, em primeiras núpcias, com uma das minhas primas. A segunda mulher, Conceição, e a mãe desta a colheram-me bem, quando vim de Mangaratiba para o Rio de Janeiro, meses antes, a estudar preparatórios. Vivia tranqüilo, naquela casa assobradada da Rua do Senado com meus livros, poucas relações, alguns passeios...” trecho de Missa do galo.

domingo, 21 de março de 2010

Manual de Sobrevivência no Mundo Globalizado (Parte - II)


Para os amantes do golf, aqui vai um pequeno vocabulário (em inglês) deste esporte.

* Aproach - Tacada desferida a uma distância de no máximo 11 do buraco.
* Banca - Área da areia que fica antes do green.
* Far way - determinado trecho do campo de golfe.
* Green - Grama próxima ao último buraco. É aparada mais rente.
* Hole one - Quando a bola cai no buraco na primeira tacada.
* Iron - Taco de ferro.
* Putter - Taco de metal mais leve, usado para dar a última tacada do jogo.
* Schank - Erro na tacada.
* Swing - Posição que o golfista assume para desferir tacadas longas.
* Time - Alinhamento do corpo com o taco.
* Wood - Taco de madeira.

domingo, 7 de março de 2010

A Raposa e as Uvas


A Raposa e as Uvas (versão de Esopo)

 
A Raposa e as Uvas (ilustração)

Uma raposa faminta, ao ver cachos de uva suspensos em uma videira, quis pegá-los mas não conseguiu. Então, afastou-se dela, dizendo: “Estão verdes”.

Moral: Assim também, alguns homens, não conseguindo realizar seus negócios por incapacidade, acusam as circunstâncias.

A Raposa e as Uvas (versão de Fedro)

Uma raposa, coagida pela fome, cobiçava a uva pendente numa alta videira. Tentava agarrá-la, com muito esforço. Não podendo alcançar afastou-se e disse: Ainda não está madura; não quero apanhá-la assim azeda.

Moral: Quem desdenha, com palavras o que não logra realizar, há de aplicar para si este exemplo.

As fábulas são narrativas curtas, na qual os personagens são animais e nelas sempre no final mostra uma lição de moral. São divertidas pois ensinam como são representadas os sentimentos (Avareza, astúcia, ganancia, nobreza, estupidez...) e as facetas do ser humano. Uma fábula, categoricamente, lembra muito uma representação teatral onde cada animal representasse um sentimento ou caracteristica do ser humano.
Eis então que aparece a raposa com toda aquela sua sagacidade de refina curiosa, exalando zombaria, chacota e mangação. Ela consegue, com astúcia, escapar do perigo.


terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Manual de Sobrevivência no Mundo Globalizado (Parte - I)

Para quem não sabe dia 14 último foi dia dos namorados celebrado em quase todo o mundo, menos Brasil e Portugal que celebram em 12 de junho. Segue algumas frases úteis para se dar bem na Tailândia. (Por Rhubella Marie)
 

Você: คุณ มา ที่ นี่ บ่อย? (Você vem sempre aqui?)
Rhubella Marie: โดย พริก โปรด.(Sem pimenta, por favor.)
Você:มี แฟน หรือ ไม่ฉัน ไม่ อิจฉา.(Já tem namorado? Eu não sou ciumento.)
Você de novo?! Que cara chato: วิธี การ เกี่ยว กับ การ นั่ง ใน โลก หรือ ไม่ (Que tal uma voltinha pelo mundo?)
Wtf?? O sujeito mala: กัด สุนัข ของ คุณ หรือ ไม่ (O seu cachorrinho morde?)
Rhubella Marie: เดี๋ยวก่อน ได้ ลา ออก จาก มือ ของ ฉัน (Ei tira a mão da minha bunda!?!)
 
Adaptado do postal publicitário da Fanta. Vocês acham que eu iria fazer merchandising? E olhe que Ruby tem problemas quando bebe refrigerante demais (ver imagem) . xD
 

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Errare humanum est

Em seu "A Descoberta da Terra", Júlio Verne, escreve que "a 9 de março de 1500, uma frota de treze navios deixava o Restelo, debaixo das ordens de Pedro Álvares Cabral. Contava como voluntário Luís de Camões, que devia ilustrar, no seu poema Os Lusíadas, o valor e o espírito aventuroso dos seus compatriotas."

De verdade, Camões nasceu em 1524, e sendo assim, impossível ter participado da descoberta do Brasil. Isso demonstra que os clássicos também erram. Embora muitas vezes nos deixemos nos levar a nossa imaginação e viajamos impelidos pelo sabor da leitura, pelo fascinio que ela nos proporciona. E pelo sabor de como é bom ter livros que possam nos distrair em nossas horas de ócio nesse mundo inquietante.

 
Viagem à Lua, de Júlio Verne
Júlio Verne foi um dos maiores escritores franceses neste século XIX, antecipou em seus livros coisas que seriam feitas muitos anos depois como viagens no espaço. Além dele destaco Georges Méliès que produziu Viagem à Lua (Le voyage dans la Lune) influenciado pelo livro homonimo de Júlio Verne.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Geronimo Stilton - Livros para crianças

Está há alguns meses nas livrarias alguns livros da série italiana Geronimo Stilton vendidos  pela editora Prumo. Narra as histórias do ratinho Geronimo Stilton, editor de A voz do Roedor. Vale lembrar que o autor ganhou em 2001 o Prêmio Andersen como personalidade do ano e em 2002, o Prêmio e-Book de melhor livro infanto-juvenil.

A série conta com personagens cativantes como o próprio Stilton, sua irmã Tea, o primo Arapuca e Benjamin, seu sobrinho preferido de 9 anos.

Entre os livros destacam-se O Manuscrito de Nostrarratus, O Sorriso de Mona Ratisa. Enfim, é diversão de leitura para as crianças nessas férias.