![]() |
| Os livros principais publicados por Ernesto Araújo. |
De perfil (pseudo)erudito, o ministro é autor de três livros, além de um artigo intitulado "Trump e o Ocidente" nos Cadernos de política exterior do Itamaraty, o que muito embora tenha sido elogioso ao presidente americano causou controvérsia na instituição.
Ernesto Araújo é um escritor inventivo numa obra definitiva, senhor de uma narrativa envolvente sem perder de vista o interesse do leitor, obra aberta a várias leituras trazendo a marca de seu tempo.
![]() |
| Literatura difícil em Xarab fica... |
Em Xarab fica, Ernesto Araújo incursiona por um país, ou melhor por Xarab - uma cidade marítima com um passado de guerras, que encontrou uma espécie de estabilidade pacífica mas que, no fundo, permanece inquieta, insatisfeita, sentindo que lhe cabe a missão de preservar algum tipo de segredo ou de virtude, que o resto do mundo ignora. Xarab não é simplesmente o lugar em que se passa uma história, mas o próprio personagem central dessa história.
Xarab é um oráculo que seus próprios habitantes esforçam-se por interpretar, um princípio que cada um deles encarna à sua maneira, entre intrigas de palácio, conflitos afetivos e disputa pelo poder. Xarab é um desafio, um relâmpado no meio de um mundo que adormece ou um sonho querendo brotar no meio de um mundo que nunca dorme. Xarab é a busca do novo, por dentro da tentação da estabilidade, a espera de um acontecer capaz de transbordar a história.
Quatro 3 não é um romance, nem uma coleção de contos, nem um conjunto de poemas, mas um espaço ficcional. Um sistema anárquico de textos, que se quer libertar da autoridade superior da trama e da lógica dos personagens. É também um campo de confronto com a realidade objetiva de um mundo moralizador e reducionista, em que a humanidade parece cansada de sua aventura milenar e anseia pela paz perpétua do não-ser. Uma tentativa de perceber a fragilidade de deus, e de assim restaurar sua empatia com o homem.
Conjunto de oitenta e cinco textos que são um desafio à realidade e às convenções literária, onde o autor opta por uma geografia imaginária onde as história paralelas se liberam da autoridade superior da trama e da lógica dos personagens.
![]() |
| Os três livros de Ernesto Araújo. |
A seguir trechos do pensamento de Ernesto Araújo em seus livros:
"O segredo do homem é fixar limites. E descumpri-los. E dividir-se entre esses dois segredos, que são um só. O que se pode conhecer do segredo, serão o seu entorno físico, a mensagem que dele se avista, seu endereço ? Se soubermos onde o segredo fica, já estamos sabendo um pouco do que o segredo diz ? - Como é simples, comentou Kedad. - O que é simples ? - Está vendo ? Já complicou."
"A esquerda transformou a luta nobre e necessária pela igualdade de direitos entre homens e mulheres em um feminismo torpe, onde a mulher já não é mais um indivíduo, mas apenas um objeto político, um pretexto para obrigar as pessoas a votarem em candidatos de esquerda."
"O segredo do homem é
fixar limites. E descumpri-los. E dividir-se entre esses dois segredos,
que são um só. O que se pode conhecer do segredo, serão o seu entorno
físico, a mensagem que dele se avista, seu endereço? Se soubermos onde o
segredo fica, já estamos sabendo um pouco do que o segredo diz? - Como é
simples, comentou Kedad. - O que é simples? - Está vendo? Já
complicou."
Trecho de "A Porta de Mogar"... - Veja mais em
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/11/14/anti-pt-contra-o-globalismo-e-autor-de-ficcao-o-que-pensa-o-futuro-chefe-do-mre.htm?cmpid=copiaecola
Trechos de "A Porta de Mogar"
"Se vier uma catástrofe, vamos ter de sobreviver e reprovar a terra.
Mas desta vez não haverá domingo, nem nada desse tipo. Não haverá o vazio, nem conjugações verbais, não haverá a coluna de Falwa, onde está escrito tudo o que pode acontecer e tudo que jamais acontecerá, nem a coluna de Falwa que tentamos arrancar durante a Guerra do Sol, cinqüenta homens com uma corda, tentando arrancar a coluna da verdade, ficando como uma agulha no pescoço da Terra."
Trecho de "Xarab fica"
Links das reportagens:
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/11/14/anti-pt-contra-o-globalismo-e-autor-de-ficcao-o-que-pensa-o-futuro-chefe-do-mre.htm e https://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2018/11/21/anarquia-e-tara-pela-guerra-os-livros-do-futuro-chanceler-de-bolsonaro/
A seguir, confira
trechos do pensamento de Ernesto Araújo:... - Veja mais em
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/11/14/anti-pt-contra-o-globalismo-e-autor-de-ficcao-o-que-pensa-o-futuro-chefe-do-mre.htm?cmpid=copiaecola
A seguir, confira
trechos do pensamento de Ernesto Araújo:... - Veja mais em
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/11/14/anti-pt-contra-o-globalismo-e-autor-de-ficcao-o-que-pensa-o-futuro-chefe-do-mre.htm?cmpid=copiaecola





Nenhum comentário:
Postar um comentário