A vencedora desta curiosa lista é a lingua alemã, cuja maior palavra tem nada menos que 63 letras.
Rindfleischetickttierrungsüberwarchungsaufgabenübertragungsgesetz é a palavra mais longa em alemão, com 63 letras, segundo o Guinness Book of Records, que quer dizer "lei que delega monitoramento de etiquetação da carne". No idioma, entretanto, os múmeros abaixo de um milhão também formam palavras enormes.
Antisconstitucionalissimamente, com 29 letras, é a palavra mais comprida na língua portuguesa, significando "que infringe em demasia a Constituição". Mas a palavra técnica mais longa é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticozinhos, com 52 letras que indica vítimas de uma doença.
Em inglês a palavra comum mais extensa é antidisestablismentarianism, com 28 letras. Refere-se a um movimento político do século XIX a favor da igreja da Inglaterra. Mas no idioma, o nome científico da proteína conhecida como "titin" tem nada menos que 189.819 letras.
A palavra mais comprida em francês é anticonstitutionnellement (anticonstitucionalmente) com 25 letras. E a mesma proteína "titin" do inglês tem na língua de Voltaire o título de palavra científica mais longa, com (igualmente) 189.819 letras.
Neste quesito, pelo visto, os franceses não são lá muito originais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário