sábado, 13 de agosto de 2016

Resenha do fac-simile Exclamações de Santa Teresa de Jesus


Exclamações de Sta. Teresa de Jesus
Quando Teresa de Jesus escreveu as "Exclamações" tinha cinquenta e quatro anos. Este dado tão simples permite redescobrir algo bem conhecido: a perene juventude de quem ama a Deus. Uma juventude que se percebe em cada trecho desses escritos: surpreendentes petições ao Senhor com a ingenuidade de um amor apaixonado e recém- nascido e, também, ungido com os anos de fidelidade e correspondência.

Bom momento este, no ano do V Centenário do seu nascimento, para reler essas notas tão espontâneas. Como sempre, ao ler os seus escritos, descobrem-se coisas novas, saboreia-se a absoluta franqueza com que trata a Deus, esse Deus bom, misericordioso, justo, tão amado, a quem sente a necessidade de expor todas as ânsias do seu coração.

Oxalá a leitura dessas "Exclamações" obtenha o que a Santa pede: "Oh! Que difícil coisa vos peço, verdadeiro Deus meu: que queirais a quem não vos quer, abrais a porta a quem não vos chama, dei saúde a quem gosta de estar enfermo e anda procurando enfermidade! Vós dizeis, Senhor meu, que vindes buscar os pecadores verdadeiros. Não ponhais os olhos em nossa cegueira, meu Deus, senão no muito sangue que por nós derramou vosso Filho. Resplandeça vossa misericórdia em maldade tão extrema. Considerai, Senhor, que somos obras de vossas mãos. Valha-nos vossa bondade e misericórdia!".

Edição comemorativa do V Centenário de Teresa de Jesus 72 páginas (formato brochura) + 15 cartões especiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário