domingo, 3 de dezembro de 2017

Curiosidades sobre o Natal

O Natal é um tempo cheio de simbolismo,  mas como surgiu alguns destes símbolos usados no período natalino e qual o seu significado? A Raposa Preppie conferiu e posta algumas destas curiosidades retirados no "Guia de curiosidades católicas".

Quem inventou a árvore de Natal?

O inventor da árvore de Natal foi São Bonifácio, apóstolo dos germanos e evangelizador da Alemanha. Nascido na Inglaterra em 672 e martirizado em 5 de junho de 754, em 718 esteve em Roma e o papa Gregório II o enviou à Alemanha com missão de reoganizar a igreja. [...]  Em 722, foi feito bispo dos territórios da Germânia e, um ano depois inventou a árvore de Natal.

Quem inventou o presépio?

São Francisco de Assis foi quem armou o primeiro presépio da história, na noite de Natal de 1223, na localidade de Greccio, na Itália. São Francisco de Assis quis celebrar o Natal da forma mais realista possível e, com permissão do papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do menino Jesus, da virgem Maria e de José, junto com o boi eum jumento vivos e nesse cenário, foi celebrada a missa de Natal. O costume se espalhou pela Europa e depois por todo o mundo, e hoje, a Igreja Católica considera um bom costume cristão armar presépios no período natalino em igrejas, casas e até em praças e locais públicos.

Qual o significado das luzes de Natal?

Para os cristãos, as luzes de Natal expressam a iluminação trazida ao mundo pelo nascimento de Jesus. Essa iluminação está presente na árvore de Natal, nas fachadas das casase nos lugares públicos (calçadas, árvores, prédios, lojas etc). Todas essas luzes saúdam o início dr uma nova era, a Era Cristã [...] as luzes natalinas trazem alegria e encantamento.

De onde vem a fama do Papai Noel?

De um escritor quem deu força à lenda de Papai Noel, Clemente C. Moore, um professor de literatura grega em Nova Iorque com poema "Uma visita de São Nicolau", escrito para seus seis filhos em 1822. Moore divulgou a versão de ele viajava num trenó puxado por renas e ajudou a popularizar outras características do personagem, como o fato de entrar na chaminé. A explicação da chaminé vem da Finlândia, uma das fontes do poema.

Os antigos lapões viviam em pequenas tendas, como iglus, cobertas com pele de rena e a entrada era num buraco no telhado. De personagem real vivido na atual Turquia, o Papai Noel imaginário passou a vir do Polo Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário