sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Para entender o nazi-fascismo

O texto de hoje é retirado da reportagem da UOL de 27/12/19 sob o título: Integralistas: o que é grupo citado por supostos autores de ataque ao Porta dos Fundos de Marcelo Oliveira, leiam e entendam:


Revista Anauê!

"A Ação Integralista Brasileira foi um movimento político brasileiro ultranacionalista, conservador e de extrema-direita fundado pelo jornalista e escritor Plínio Salgado, em outubro de 1932, cujo lema era "Deus, pátria e família".

Conhecidos como camisas-verdes, os integralistas usavam um uniforme verde-escuro em suas demonstrações e faziam uma saudação com a mão direita para cima, semelhante aos fascistas e nazistas, usando o grito de guerra "anauê", expressão supostamente oriunda do Tupi, que significaria "você é meu irmão".


Cartaz do movimento integralista.

Os integralistas afirmavam ser contrários ao comunismo e ao socialismo e, apesar de ser de direita, o integralismo é contrário ao liberalismo econômico. O símbolo do integralismo traz a letra grega sigma, cujo significado é a soma dos valores.

Em 1937, com a implantação do Estado Novo por Getúlio Vargas, todos os partidos políticos foram proibidos. Em resposta, em maio de 1938, um grupo de 80 integralistas tentou atacar o Palácio Guanabara, no que ficou conhecido como Levante Integralista. Salgado foi exilado em Portugal.


Plínio Salgado em 1958

Em 1945, na Assembleia Constituinte, os integralistas se reagruparam no Partido de Representação Popular (PRP), extinto pela ditadura militar, em 1966." (Fonte: UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário